A PPA foi contratada pela prefeitura de São Sebastião para elaborar estudos e o projeto de lei para o Plano Diretor desse município.

A proposta foi concebida segundo as diretrizes do Estatuto da Cidade, em especial ao seu caráter participativo e desenvolvida por meio de audiências públicas e reuniões com a comunidade, tendo obtido, a aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (COMDURB).

Foram considerados em sua elaboração os prováveis efeitos e impactos de empreendimentos e infraestrutura cuja implantação está prevista no município, como o Plano Integrado Porto Cidade (PIPC), a ampliação do píer de atracação da Petrobras, a Rodovia do Contorno Trecho Sul, entre outros grandes projetos.

A proposta foi pautada pelo objetivo de valorizar o patrimônio natural do município, atendimento às diretrizes do zoneamento ecológico econômico estadual e a busca da sustentabilidade do seu território pautado pela prioridade às atividades relacionadas ao turismo e, por empreendimentos portuários e do setor de petróleo e gás.